Farol Santander: antigo edifício Banespa em São Paulo

05:00:00

Farol Santander: antigo edifício Banespa em São Paulo

Viaje na dica e conheça o Edifício Banespa, atualmente chamado de "Farol Santander". O prédio recebeu esse novo nome após ser reaberto em janeiro deste ano. Tive  a oportunidade de conhecer o prédio em 2011, em uma visita gratuita no centro de São Paulo.

O Farol Santader foi inaugurado em 1947 para sediar o Banco do Estado de São Paulo (Banespa).  O prédio de 161 metros de altura, possui 35 andares {é tão alto que você acha que não vai chegar nunca ao topo}e já foi o edifício mais alto de São Paulo. A arquitetura lembra, e muito, a  art decó do Empire State Building em Nova Iorque. No ano 2000, o Banespa foi comprado pelo Banco Santander. Em 2014, o edifício foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).

Farol Santander: antigo edifício Banespa em São Paulo


Após a reforma, o prédio ganhou novos ares e novos andares para visitação, antes apenas era possível visitar gratuitamente o mirante. Agora os andares proporcionam uma volta ao passado e ainda conheccer lindas exposições.


2º andar:
Memória do 2
Neste primeiro andar você conhecerá o espaço de exposição, com projeção, que conta a história do edifício, desde a sua concepção até o Farol Santander, sua relação com a história da cidade e como se tornou um ícone para os paulistanos.. Experimente uma experiência imersiva em um ambiente audiovisual.

3° andar:
Memória do 3
Espaço de exposição com ambientes simulando como era o banco antigamente, experimente abrir uma conta bancária como era em 1947. Toda a cenografia conta com móveis e objetos originais da época, além de projeção, sonorização e interatividade.

4° andar:
Vista 360° por Vik Muniz
Neste andar você irá contemplar a instalação Vista 360  do renomado artista brasileiro Vik Muniz que reproduziu a vista do mirante com materiais inusitados. A vista mais icônica de São Paulo transformada em obra de arte.

5° andar:
Memória do 5
O andar totalmente preservado, traz de volta as instalações que abrigaram as antigas presidências e diretorias que por ali passaram, com mobiliário histórico e objetos da época expostos, com uma tecnologia de sonorização simulando sons, como se os ambientes estivessem ocupados. Lambris e mobiliários feitos artesanalmente, em madeiras nobres como Jacarandá, encomendados à época junto ao Liceu de Artes e Ofícios, estarão expostos ao público.

8º andar:
Arena do 8
Andar com estrutura para eventos em formato de arena, com 350m², capacidade para 100 pessoas e intervenção artística do Estúdio Choque. A cada duas semanas, aos sábados, serão promovidos grandes encontros e palestras sobre empreendedorismo e economia criativa, convidando o público a participar.

Para consultar programação acesse: https://www.farolsantander.com.br/#/programacao

22° e 23° andares:
Exposição do 22, por Rejane Cantoni + Leonardo Crescenti
29/mai à 09/set
TUBO é uma escultura imersiva e interativa, desenhada para imergir o visitante em paisagens.
TUBO utiliza a arquitetura retangular do 22º andar do Farol Santander, o skyline e o céu de São Paulo para causar nos visitantes a sensação de caminhar nas alturas.
Os visitantes, imersos na paisagem projetada, experienciam variações provocadas por seu ponto de vista; por seu reflexo na arquitetura cilíndrica; pelas imagens projetadas e por reflexos gerados por outros visitantes.
Ao integrar a imagem do visitante à imagem da paisagem, o projeto imerge o visitante no skyline de São Paulo.

Exposição do 23, por Haroon Mirza feat. Nik Void e Tim Burgess
29/mai à 09/set
Representa o símbolo do signo astrológico e da constelação de Aquário. O trabalho faz referência a ciência, xamanismo e inteligência artificial nos vídeos, que atuam ao lado de uma composição de sinais elétricos ao vivo.
A instalação é composta por uma câmara à prova de luz e à prova de som que aloja um jato de água que foi direcionado para fluir em uma dupla hélice, fazendo referência ao DNA; quatro canais de vídeos. Esses recursos foram combinados com LEDs de iluminação de sinal elétrico e gerando som simultaneamente para criar uma instalação audiovisual automatizada ao vivo em som surround de 12 canais.  Três espaços distintos, cada um operando de maneira muito diferente tanto visualmente quanto acusticamente.
O trabalho será reorganizado especificamente para a exibição no Farol Santander – a obra está sendo adaptada para ocupar de maneira única o 23º andar do icônico edifício. 

26º andar:
Mirante e Café do 26
No mirante do 26º andar, você poderá acessar a área externa e observar dali, a 160 metros de altura, uma das vistas mais famosas da cidade. Junto ao mirante tem o Café do Farol por Café Suplicy que oferecerá serviço de alimentação e bebidas, ambientação Art Déco e vista para a cidade.

Farol Santander: antigo edifício Banespa em São Paulo

SERVIÇO
Farol Santander 
Endereço: Rua João Brícola, 24 
Visitação: de terça a domingo,
Horário: 9h às 19h (Terça a Sábado) | 09h às 18h (Domingo)
Ingressos: R$10 (SITE), ou no local.
Meia Entrada: Estudantes, Maiores de 60 anos, Professores da Rede Pública Municipal e Estadual de São Paulo, Portadores de Necessidades Especiais e crianças de 2 a 12 anos.
O comprovante que concede o direito ao benefício da meia entrada será solicitado no momento da validação do ingresso.
O benefício de meia-entrada é assegurado para 40% do total de ingressos disponíveis para cada evento, conforme o Decreto nº 8.537/15.
Desconto: Clientes Santander tem 10% de desconto em todas as atrações.
Gratuidade: Crianças até 02 anos

You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

TRANSLATE