Triunfo: o oásis no sertão pernambucano

10:23:00


Triunfo Pernambuco

A cidade de Triunfo é conhecida pelo Virgulino lampião, como o oásis no sertão pernambucano. A cidade fica no alto da serra, cheia de prédios históricos e muito agradável. Meu final de ano foi bem diferente, longe do mar e pertinho do céu.


Triunfo Pernambuco
Vista da minha janela no Hotel SESC Triunfo

Triunfo fica a mais de 400km da capital pernambucana, Recife. Localizada na a mais de 1000m de altitude a cidade é cercada pelo rio Pajeu (esse mesmo da canção de Luís Gonzaga). A temperatura durante o verão pode ultrapassar os 30 graus, mas no inverno é aquele friozinho gostoso de entre 15-16 graus.

Durante esse período fiquei hospedada no Hotel SESC Triunfo. O pacote de final de ano é super concorrido, mas valeu apena tanto estresse para conseguir. O local é lindo, a equipe muito bem preparada para receber o turista e a programação de lazer tem para todas as idade. Quem em acompanha no instagram (@biologadesalto) viu o que eles cuidam de toda a receptividade dos hóspedes. Adorei e quero voltar.

Cine Teatro Guarani Triunfo PE Cine Teatro Guarani Triunfo PE

Triunfo Centro histórico Triunfo Centro histórico

Triunfo PE Igreja matriz de Nossa Senhora das Dores em Triunfo PE

IMG_4266


Triunfo PE Família reunida na Casa Grande das Almas, essa é a capela particular da propriedade


Cachaçaria Vida noturna - Cachaçaria no centro de Triunfo, adorei o ambiente

Passeios  na cidade tem para todos os gostos desde o histórico ao turismo de aventura (caminhadas e rappel). O turismo histórico começamos pelo Cine Teatro Guarani que fica no centro histórico de Triunfo. Ao lado tem uma ótima loja de souvenir compramos tudo por La, preço justo e boa negociação. Degustei o café orgânico deles além da rapadura e do licor de rosas, uma sofisticação ao paladar. Seguimos para o engenho São Pedro onde é produzida a cachaça Triumpho (isso mesmo, com “Ph”, porque cachaça Triunfo é da Paraíba), lá conhecemos todo o processo de produção da cachaça e das rapaduras, recomendo a rapadura de café, super cremosa e acompanha muito bem o café expresso. Outro passeio muito bom foi conhecer a Casa Grande das Almas, a propriedade abrigava Virgulino e seu bando quando estavam de passagem pela cidade. Lampião respeitava Triunfo e nunca abriu fogo na cidade em devoção a sua “madrinha”, a padroeira da cidade Nossa Senhora das Dores, lugar lindo com toque europeu em cada livro. A família ainda reside na propriedade e você paga um valor simbólico de entrada (R$ 5,00). Vale a visita


Uma forma de se deslocar em triunfo é usando o teleférico que vai do centro até o Hotel SESC Triunfo funciona todos os dias da semana das 09h as 17h. Um passeio lindo em que você observa toda a cidade e as serras que abraçam Triunfo.
Teleférico Triunfo PE
Passeio de Teleférico em Triunfo PE

Triunfo Pernambuco

Além da vida simples e calma, triunfo oferece personagens e caricatos típicos que são os caretas. Os mascarados Caretas há mais de 90 anos fazem a alegria da população e agora, encantam os turistas durante o ano e principalmente no carnaval, os caretas invadem as ruas cheios de cores, com máscaras feitas de papel, grude e amido de mandioca, chapéu de palha, o relho ou chicote, e a tabuleta, placa em que são escritas frases satíricas como as típicas de para-choques de caminhão.

Os Caretas Triunfo
Máscaras de souvenir - Os Caretas, preço médio R$ 25,00

Triunfo realmente é um paraíso e você não pode deixar de conhecer, a principal cidade da Rota do Cangaço
Site: http://turismotriunfo.com.br/

You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

TRANSLATE